quarta-feira, 2 de março de 2011

ainda os resíduos da construção civil...

Solicitação da vereadora Denise Pessôa/PT aborda a implantação de uma central de triagem para esse tipo de material


A necessidade de uma central de triagem para os resíduos oriundos da construção civil, em Caxias do Sul, foi a razão do pedido de informações ao Poder Executivo, aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (1). O requerimento, que recebeu a unanimidade dos votos, foi proposto pela vereadora Denise Pessôa/PT.

No pedido de informações, são questionadas as ações da prefeitura para a implementação de uma Central de Triagem e Transbordo (CTT) de resíduos da construção civil, que ainda não existe no município, e levanta, ainda, qual é o procedimento recomendado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) às empresas de coleta e destinação, sobre o depósito desses resíduos.

A vereadora Denise havia denunciado na Câmara, ainda em junho do ano passado, a propagação de lixões na cidade. Denise destacou especialmente um localizado em São Luiz da Sexta Légua, que recebe irregularmente resíduos da construção civil, além de outros materiais. Após, os vereadores aprovaram um pedido de informações, apresentado por ela, que solicitava dados sobre a destinação de resíduos da construção civil no município. Este pedido deu origem a duas reuniões da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, realizadas em outubro e novembro passados, com representantes da SEMMA para tratar sobre a destinação dos resíduos de construção. Com essas reuniões, foi constatada a urgência da instalação de uma CTT na cidade, e a prefeitura se comprometeu a encaminhar essa implantação. O pedido de informações aprovado ontem questiona o andamento desse compromisso assumido pelos representantes da prefeitura.

O documento também busca esclarecer quais as penalidades aplicadas aos proprietários da área e às empresas que depositaram esses resíduos em São Luiz da Sexta Légua e, ainda, se o lixo do local será retirado, bem como os prazos para tal ação. A atuação da SEMMA em casos como o de São Luiz da Sexta Légua, no que se refere a fiscalização e demais providências, também é levantada por Denise no pedido de informações.

Assessoria da Vereadora Denise Pessôa, sobre texto da Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Nenhum comentário: