Vereadores ouviram demandas e ofereceram apoio ao órgão
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal de Caxias do Sul vistoriou, na tarde desta quarta-feira (30/03), a Penitenciária Industrial do município. Na oportunidade, os vereadores ouviram do diretor da instituição, Antonio Varlei de Oliveira Severo, demandas como necessidade de contratação de mais agentes penitenciários, o que, segundo ele, deverá ser providenciado, instalação de câmeras de vídeo, entre outras. A presidente da comissão, vereadora Denise Pessôa/PT, ressaltou que fará nova visita ao local e que buscará formas de contribuir para a solução de problemas.
Por outro lado, Severo, no cargo de diretor há 60 dias, comentou que está prevista a reestruturação da penitenciária, incluindo melhoria de celas e de condições para servidores e presos. Ele disse que também buscará pleitear projetos para a concessão do primeiro emprego ao ex-apenado. Salientou que uma das metas é reduzir o atual índice de 75% de reincidência no crime, entre ex-presos.
Durante a reunião, a vereadora Ana Corso/PT entregou ao diretor ofício sobre o convênio entre a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). De acordo com Ana, o número de apenados do semi-aberto que trabalham no serviço de capina da Codeca caiu de 40 para cinco pessoas.
Em resposta, a assistente social Rosemari Argenta garantiu que, dos 400 presos do semi-aberto, disponíveis para trabalhos externos, todos já se encontram empregados. Ela prometeu, contudo, tentar que outros apenados progridam de regime, a fim de contribuir com as empresas que mantêm convênio.
No momento, a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul conta com 960 pesos. O vice-diretor e chefe de Segurança do órgão, Jefferson de Souza, também participou da reunião, bem como, o vereador Renato Nunes/PRB.
Presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT, integram a Comissão de Direitos Humanos os parlamentares Ana Corso/PT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB.
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário