quarta-feira, 7 de abril de 2010

Psicólogos nas escolas públicas municipais

o dia 31 de março, o Conselho Regional de Psicologia (CRP) ocupou o espaço Tribuna Livre da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, os profissionais do Conselho pediram a criação do cargo de psicólogo na Secretaria de Educação de Caxias do Sul.
Para os psicólogos, a presença nas escolas municipais contribuiria para a promoção de uma educação de qualidade, pois seria possível fazer o acompanhamento dos processos de ensino-aprendizagem de forma mais eficiente, por estarem mais próximos dos alunos e da comunidade escolar.
A Conselheira Presidente do CRP 7ª Região (Seção Serra), Loiva Maria de Boni dos Santos, falou em nome da entidade. Para ela, a atuação dos psicólogos vai “muito além da visão do atendimento psicológico individual ao chamado aluno problema”. Loiva diz que o profissional poderá atuar também na orientação e o estímulo aos pais para o envolvimento com a comunidade escolar e no suporte à equipe pedagógica.
A vereadora Denise Pessôa/PT, integrante da Comissão de Educação da Câmara em 2009, já havia realizado encontros com integrantes do CRP, antes mesmo da Tribuna Livre. Para Denise, a proposta de levar o psicólogo para dentro das escolas é bastante positiva, na medida em que pode colaborar para a prevenção de problemas. “Hoje, se uma criança tem dificuldades de aprendizado ou de relacionamento, acaba sendo encaminhada para um psicólogo. Isso acaba fazendo com que o profissional só atenda naquela situação pontual. Mas, é preciso agir também na prevenção dos problemas de forma eficiente e qualificada”, destaca.

Nenhum comentário: