sexta-feira, 30 de abril de 2010

Denise se destaca em debate na Câmara 1

No jornal: 

PIONEIRO | 30/04/2010

Moção ao padre Roque provoca controvérsia na Câmara

PT considerou ato como ingerência

Caxias do Sul - A votação de uma moção de apoio e solidariedade ao padre Roque Grazziotin, integrante do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), soou como retaliação e ingerência no PT. A proposta, capitaneada por Edio Elói Frizzo (PSB), e subscrita pelos vereadores do PMDB, provocou troca de hostilidades, mas foi aprovada por sete votos a seis.

Ao justificar a apresentação do texto, o socialista alegou que padre Roque estava sofrendo perseguição no PT por ter votado em Isidoro Zorzi para reitor da UCS, contrariando determinação do diretório petista, que tinha indicado aos representantes do Ministério da Educação (MEC) com assento no Conselho que votassem na professora Nilva Stédile, vencedora da consulta interna. A referência era sobre o debate interno que o PT está fazendo para substituir Roque no Conselho Diretor.

A líder da bancada do PT, Ana Corso, classificou de oportunista a moção. O PCdoB rachou na votação, com voto contrário de Renato de Oliveira e favorável de Assis Melo.

"É uma moção oportunista, de ingerência no nosso partido por motivos escusos. O padre Roque é grandinho e não precisa de amigo da onça" criticou Ana, mostrando ficha de filiação para os governistas, caso quisessem ingressar no PT.

A líder do governo, Geni Peteffi (PMDB), que também preside o PMDB local, devolveu:

-  Absurdo é a vereadora Ana ficar mostrando ficha de filiação. Tenho muitos amigos dentro do PT, talvez mais do que dentro do PMDB.

Em meio ao fogo cruzado, os vereadores de primeiro mandato Rodrigo Beltrão e Denise Pessôa, ambos do PT, externaram decepções com vereadores mais experientes, "com quem esperavam aprender a fazer política mais voltada para a cidade".

"Fico triste em ver vereadores experientes fazendo isso com o meu partido" reforçou Beltrão.

Apesar de os petistas manterem a mesma linha, foi Denise que se sobressaiu no debate.

"Dizer que o MEC deve investir mais na UCS e na região e que só forneceu bolsas do Prouni é desconstituir a Escola Técnica Federal, o Instituto Federal de Educação Técnica (Ifet), de Bento Gonçalves, e a federalização da Escola Técnica de Farroupilha. Se quisessem prestar solidariedade ao padre Roque, retirariam essa moção ofensiva, que só tem críticas ao MEC e ao voto da deputada Marisa Formolo, porque ela votou pela consulta" desafiou Denise.

Procurado ontem pelo Pioneiro, Roque estava com o celular desligado.

roberto.dias@pioneiro.com

ROBERTO CARLOS DIAS

Nenhum comentário: