sexta-feira, 30 de abril de 2010
Livre organização dos grêmios estudantis
Denise propõs projeto que busca incentivar a participação dos jovens na política estudantil
A vereadora Denise Pessôa/PT apresentou ontem (27/04) um projeto de lei que dispõe sobre a livre organização estudantil nas escolas de Caxias do Sul. A proposta busca garantir que os estudantes possam se organizar livremente, sem necessitar de qualquer tipo de autorização ou sofrer interferência das direções das escolas. O projeto complementa e reforça a Lei do Grêmio Livre (Lei Federal 7.398), que desde 1985 garante este direito aos estudantes brasileiros, mas muitas vezes é desrespeitada.
Segundo a vereadora, a intenção é garantir e incentivar a organização livre dos estudantes, pois entendemos que os grêmios estudantis são essenciais para o exercício do protagonismo juvenil. Não há dúvida que a participação dos estudantes nos grêmios contribui para sua formação cidadã, e esse aprendizado deve se dar da maneira mais democrática possível.
O projeto pode ser acessado neste endereço: http://www.camaracaxias.rs.gov.br:81/ControlDoc.nsf/94fbe1bc804a95560325702d00475dcc/65B18115116798DA832577130067EFA2
Denise se destaca em debate na Câmara 2
No Twitter:
@robertocarlosdi Nos debates tensos as pessoas se sobressaem. A @vereadoradenise deu um show na votação da moção, fazendo o melhor enfrentamento desde a posse.
@robertocarlosdi Vereadora Geni Peteffi disse que não estava na Câmara para levar show da @vereadoradenise. A petista enfrentou os veteranos. E irritou-os.
@robertocarlosdi Pq @vereadoradenise foi tão bem? Fez discurso contundente e aguerrido pelo partido que resolveu se filiar, mantendo a linha ideológica.
Denise se destaca em debate na Câmara 1
No jornal:
PIONEIRO | 30/04/2010
Moção ao padre Roque provoca controvérsia na Câmara
PT considerou ato como ingerência
Caxias do Sul - A votação de uma moção de apoio e solidariedade ao padre Roque Grazziotin, integrante do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), soou como retaliação e ingerência no PT. A proposta, capitaneada por Edio Elói Frizzo (PSB), e subscrita pelos vereadores do PMDB, provocou troca de hostilidades, mas foi aprovada por sete votos a seis.
Ao justificar a apresentação do texto, o socialista alegou que padre Roque estava sofrendo perseguição no PT por ter votado em Isidoro Zorzi para reitor da UCS, contrariando determinação do diretório petista, que tinha indicado aos representantes do Ministério da Educação (MEC) com assento no Conselho que votassem na professora Nilva Stédile, vencedora da consulta interna. A referência era sobre o debate interno que o PT está fazendo para substituir Roque no Conselho Diretor.
A líder da bancada do PT, Ana Corso, classificou de oportunista a moção. O PCdoB rachou na votação, com voto contrário de Renato de Oliveira e favorável de Assis Melo.
"É uma moção oportunista, de ingerência no nosso partido por motivos escusos. O padre Roque é grandinho e não precisa de amigo da onça" criticou Ana, mostrando ficha de filiação para os governistas, caso quisessem ingressar no PT.
A líder do governo, Geni Peteffi (PMDB), que também preside o PMDB local, devolveu:
- Absurdo é a vereadora Ana ficar mostrando ficha de filiação. Tenho muitos amigos dentro do PT, talvez mais do que dentro do PMDB.
Em meio ao fogo cruzado, os vereadores de primeiro mandato Rodrigo Beltrão e Denise Pessôa, ambos do PT, externaram decepções com vereadores mais experientes, "com quem esperavam aprender a fazer política mais voltada para a cidade".
"Fico triste em ver vereadores experientes fazendo isso com o meu partido" reforçou Beltrão.
Apesar de os petistas manterem a mesma linha, foi Denise que se sobressaiu no debate.
"Dizer que o MEC deve investir mais na UCS e na região e que só forneceu bolsas do Prouni é desconstituir a Escola Técnica Federal, o Instituto Federal de Educação Técnica (Ifet), de Bento Gonçalves, e a federalização da Escola Técnica de Farroupilha. Se quisessem prestar solidariedade ao padre Roque, retirariam essa moção ofensiva, que só tem críticas ao MEC e ao voto da deputada Marisa Formolo, porque ela votou pela consulta" desafiou Denise.
Procurado ontem pelo Pioneiro, Roque estava com o celular desligado.
ROBERTO CARLOS DIAS
quarta-feira, 28 de abril de 2010
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Usuários querem manter gratuidades
Na segunda-feira (12), foi realizada na Câmara de Vereadores uma audiência pública para debater as gratuidades do transporte coletivo urbano. Participaram do debate, usuários do transporte, lideranças de associações de bairros e sindicais, e vereadores.
Os principais temas debatidos na audiência foram: o não retrocesso de direitos adquiridos, a evolução para o barateamento da tarifa e o aumento da utilização do transporte público.
Crédito da foto: Diego Netto
Ensino profissionalizante em pauta
Além da deputada Marisa, estiveram presentes representantes de diversas entidades que investem em ensino profissionalizante no Rio Grande do Sul. Conforme a deputada, o encontro teve como objetivo conhecer a experiência regional de Caxias do Sul quanto à atuação das instituições e redes de ensino profissional no âmbito público e privado.
Marisa disse ainda que é preciso construir, no Rio Grande do Sul, uma política que inclua como prioridade o ensino profissionalizante e à adequação dos cursos oferecidos às necessidades do mercado de trabalho. A Comissão realizará uma série de reuniões em diferentes regiões do Estado, com esse mesmo objetivo.
Respeito à cultura local
Segundo Denise, o posicionamento contrário da bancada não tinha a ideia de tirar o mérito do filme, nem a função social e cultural que carrega. Para a vereadora, o problema é que a produção não passou por nenhuma comissão de avaliação, caminho este que qualquer outra produção precisa percorrer para receber verbas.
“Acompanhamos as pessoas do meio cultural e sabemos das dificuldades que existem para elaborar um projeto e concorrer por meio de licitação. Agora vem a Prefeitura e propõe repassar 100 mil para uma equipe que sequer passou por comissões de avaliação”, afirma.
Votaram contrários ao Projeto os Vereadores Ana Corso/PT, Rodrigo Beltrão/PT, Denise Pessôa/PT, Marcos Daneluz/PT, Renato Nunes/PRB e Daniel Guerra/PSDB.
Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens
1º Encontro dos Estudantes do Prouni da UCS
Feira Economia Solidária da Caritas
Confira a programação do evento e participe.
http://www.feiraecosolidaria.blogspot.com/
http://acredisol.blogspot.com/
2ª Conferência Municipal da Habitação
Dia 23 de abril, sexta-feira
18h - Credenciamento
19h - Solenidade de abertura
20h - Palestra: Problemática da Habitação de Interesse Social: gargalos e alternativas
24 de abril, sábado
8h - Palestra: Regularização Fundiária
9h - Palestra: Produção de Moradias de Interesse Social
Das 10h às 17h - Trabalhos em grupo e plenária