segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Denise propõe um Estatuto da Juventude para Caxias

Denise propõe um Estatuto da Juventude para Caxias

Vereadora construiu proposta com jovens de diversas organizações

Na tarde desta segunda-feira (13/09), a vereadora Denise Pessôa/PT apresentou uma proposta de Estatuto da Juventude para o município de Caxias do Sul. O projeto de estatuto instiui direitos e deveres para os jovens caxienses, visando reconhecer a juventude como um segmento social que tem demandas específicas.

O protocolo do documento foi acompanhado por jovens que participaram da sua elaboração. A proposta foi construída de forma coletiva a partir do mês de julho de 2010, entre a vereadora e jovens de organizações de caráter político, cultural, estudantil e religioso que atuam em Caxias.

A elaboração do estatuto foi reivindicada pela primeira vez em 2003, durante o Congresso de Juventude, e, logo após, nas Pré- Conferências da Juventude e na Conferência Municipal da Juventude de 2007. Como já existia um projeto em tramitação na Câmara sobre o tema, a vereadora apresentou o resultado do trabalho coletivo na forma de um substitutivo.

Para Micaela Rech, da Pastoral da Juventude, o projeto é um importante passo para a busca de garantia dos nossos direitos fundamentais, para o reconhecimento das demandas específicas dos jovens e do nosso papel estratégico no desenvolvimento de Caxias.

Denise defente que, diante de um quadro de vulnerabilidade e de violência juvenil tão delicado, o estatuto é um instrumento para se combater a omissão da sociedade em relação aos jovens e de fortalecer o trabalho do poder público na área da juventude.

O texto do documento protocolado está no anexo.

Foto: Cristiano Muniz/CMCS

Assessoria da Vereadora Denise Pessôa/PT

Nenhum comentário: