quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Etapa municipal da II Conferência Nacional de Cultura

Na sessão de ontem (18/08), a vereadora Denise Pessôa (PT) elogiou a prefeitura de Bento Gonçalves por estar realizando nesta semana a sua I Conferência de Cultura, etapa municipal da II Conferência Nacional de Cultura que será realizada em Brasília, de 11 a 14 de março de 2010. Segundo a vereadora, "diferente de Caxias, Bento já está realizando a etapa municipal da Conferência Nacional. Aqui, a última conferência durou apenas um dia e meio, enquanto Bento terá quatro dias para debater políticas culturais."

O regimento interno da Conferência Nacional, aprovado em 14 de abril pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), determina que as conferências municipais sejam realizadas até dia 31 de outubro de 2009, permitindo a promoção de pré-conferências e a eleição dos delegados que representarão o município na conferência estadual. Como a prefeitura de Caxias do Sul ainda não convocou a etapa municipal da Conferência, a vereadora protocolou hoje (19/08) uma indicação para que ela seja realizada no prazo estipulado pelo CNPC. Segundo a vereadora, "se a prefeitura de Caxias demorar para covocar a conferência municipal ou não convocá-la, nossa cidade não será representada nos níveis estadual e nacional. Não havendo a conferência em âmbito municipal, os cidadãos caxienses não poderão participar deste importante processo de definição das políticas culturais para nosso município, estado e país."

Denise também comparou o investimento do fundo municipal para a cultura em Caxias com o instrumento que está sendo criado em Bento Gonçalves: "A prefeitura de Bento anunciou a criação de um fundo inspirado no nosso Fundoprocultura. Proporcionalmente à população e à economia das cidades, Bento destinará o dobro que Caxias para o fomento da produção cultural. Lá, serão R$5,00 por habitante, enquanto aqui será destinado apenas a metade."

Nenhum comentário: