segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Seminário Juventude e Desenvolvimento Territorial tem início na Assembleia



Villaverde: “Vivemos um momento singular para a juventude no país”
Villaverde: “Vivemos um momento singular para a juventude no país”
Em mais uma atividade do programa Destinos e Ações para o Rio Grande, o Parlamento gaúcho, em parceria com a Câmara dos Deputados, promove, na manhã desta segunda-feira (26), no Plenário 20 de Setembro, o Seminário Juventude e Desenvolvimento Territorial. Na abertura do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), destacou o momento singular que o país vive em relação à forma como o tema da juventude é tratado. “Vivemos um momento singular para a juventude nesse país”, enfatizou.
Conforme o presidente, embora ainda se esteja muito longe de realizar as políticas públicas desejadas para a juventude, ela agora ocupa um papel estruturante e é um dos alvos prioritários do governo, o que já se reflete numa série de avanços no país.
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, parabenizou a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa pela iniciativa do seminário e disse que, a seu ver, ainda não há um olhar integral sobre o tema da juventude, um olhar “com a transversalidade e a acuidade necessárias”. Segundo a vereadora, uma série de aspectos poderiam ser referidos, mas o acesso à escola é um dos pontos que mais a preocupam. “Nossa gurizada, ao sair da infância para a adolescência, está abandonando a escola”, afirmou.
Segundo ela, apenas metade dos jovens a partir dos 14 anos de idade frequenta a escola na Região Metropolitana. “Perdemos os jovens para o trabalho precoce, para a família precoce, para movimentos ilegais”, disse. “E acho que esse tema ainda está a descoberto no conjunto das nossas políticas”.
Previsão assustadora
Representando o governado do Estado, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, também abordou a ideia de “transversalidade” nas ações e políticas públicas, afirmando ser esta uma preocupação do governo do Estado. A partir da afirmação da vereadora Sofia de que metade dos jovens a partir dos 14 anos não frequenta a escola, chamou a atenção para o tamanho do desafio das políticas públicas no Estado. “Todas serão de difícil implementação se esse tema não for resolvido”. Segundo ele, porém, o governo tem o compromisso de enfrentar o tema. “O governo tem esse compromisso de tornar esse território um lugar de cidadania, de menos conflito, um lugar afável e de possibilidade de evolução pessoal e de cidadania”, disse.
A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Denise Pessoa, citou a participação na 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Juventude, onde tratou do tema “Juventude e Segurança”. Segundo ela, entre os dados apresentados no evento está o de que, em dois anos, 33 mil jovens serão assassinados no Brasil, nas cidades com mais de 100 mil habitantes – e que Caxias do Sul é uma delas. Disse também que é preocupante a forma como, muitas vezes, procura-se justificar essas mortes. “Fala-se de antecedentes criminais, como se essa morte fosse merecida”, disse. Apesar as estatísticas preocupantes, a vereadora disse que também há assuntos positivos relacionados à juventude, como a grande capacidade de relacionamento e transformação da realidade a partir das redes sociais.

O coordenador estadual da Juventude da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, Maurício Piccin, saudou a inserção do debate “onde ele deve estar: no centro das políticas públicas”. Disse que está sendo organizada uma conferência estadual para mobilizar a sociedade gaúcha para a construção de políticas públicas para a juventude. Disse que o governo do Estado está comprometido com a pauta e que é fundamental estabelecer meios para ampliar a autonomia dos jovens.
Também participaram da abertura a deputada federal Manuela D’ávila, presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, o secretário estadual do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, e o deputado Jeferson Fernandes (PT), da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, entre outras autoridades.
ProgramaçãoAs atividades prosseguem com um painel intitulado “Juventude e Desenvolvimento Territorial”, reunindo representantes de diversas entidades: Renato Meireles, do Instituto de Pesquisa Data Popular; Getúlio Vargas, diretor de Juventude da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam); Josiane Einloft, primeira-secretária da Fetag-RS, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Manoel Soares, coordenador estadual da Central Única de Favelas (Cufa); Neri da Costa, coordenador do projeto Proteção de Jovens em Território Vulnerável, do Ministério da Justiça; e Ana Tereza Ferreira, da Coordenação de Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Após o painel, será aberto espaço para debate e considerações finais.
Na sexta-feira (30), o programa Destinos e Ações para o Rio Grande promove o Seminário Estadual de Educação Ambiental, a partir das 8h30, no Teatro Dante Barone.


DESTINOS E AÇÕES PARA O RIO GRANDE
Marinella Peruzzo - MTB 8764 | Agência de Notícias   11:55 - 26/09/2011
Edição: Vanessa Canciam - MTB 2060     Foto: Eduardo Quadros / Ag. ALRS 
Fonte: http://www.al.rs.gov.br/

Nenhum comentário: