Seminário ressalta a importância da juventude estar no centro das políticas públicas
A vereadora Denise Pessôa/PT representou as Comissões de Direitos Humanos do RS nesta segunda-feira (26), em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa, na abertura do Seminário Juventude e Desenvolvimento Territorial, promovido pela Câmara dos Deputados, através da presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Inclusão da Câmara Federal, deputada federal Manuela d'Ávila (PcdoB/RS), CUFA (Central Única de Favelas) e a AL (Assembleia Legislativa).
O Seminário serviu para debater o momento singular que o país vive em relação à forma como o tema da juventude é tratado, como disse na abertura do evento o deputado Adão Villaverde/PT. Para a deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB/RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Inclusão da Câmara Federal, chegou a hora de mudar o enfoque das discussões que envolvem a juventude, reconhecendo, com políticas públicas intersetoriais a importância deste segmento no desenvolvimento e no futuro de Brasil.
A presidenta da Comissão de Direitos Humanos Cidadania e Segurança da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Denise Pessoa, citou o trabalho da comissão na preparação da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Juventude. A comissão realizou uma Conferência Livre sobre o tema "Juventude e Segurança". Segundo ela, entre os dados apresentados no evento está o de que, em dois anos, 33 mil jovens serão assassinados no Brasil nas cidades com mais de 100 mil habitantes – e que Caxias do Sul é uma delas. Disse também que é preocupante a forma como, muitas vezes, procura-se justificar essas mortes. "Fala-se de antecedentes criminais, como se essa morte fosse merecida", disse. Apesar das estatísticas preocupantes, a vereadora disse que também há assuntos positivos relacionados à juventude, como a grande capacidade de relacionamento e transformação da realidade a partir das redes sociais.
Para Denise Pessôa, "a juventude brasileira passa por um momento otimista, por que o Brasil está olhando de outra forma para a juventude, dando oportunidades de diálogos através das conferências, incentivando o ensino técnico e profissionalizante, o Prouni entre outras ações. Em tempos de redes sociais e redes virtuais, precisamos aproveitar o potencial da juventude de se relacionar, com diferentes grupos culturais e sociais, de buscar conhecimentos e de querer transformar a realidade a partir de sua vida".
Assessoria de Imprensa da Vereadora Denise Pessôa/PT
Fotos: Marcos Eifler
Nenhum comentário:
Postar um comentário