terça-feira, 30 de março de 2010

LatinoSan

Evento promoveu a cooperação entre países da América Latina
Entre os dias 14 e 18 de março, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) foi sede da 2ª Conferência Latinoamericana de Saneamento (LatinoSan) 2010. A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul esteve representada no evento pelos vereadores Denise Pessôa/PT e Renato Oliveira/PC do B.
Um dos principais objetivos da Conferência foi debater a necessidade de priorizar o saneamento nas políticas nacionais de desenvolvimento e fortalecer a cooperação entre governos da América Latina para tratar o assunto.
Segundo Denise, "no Brasil, as perdas na rede de distribuição atingem cerca de 40%. Na Região Sul, a média é de 24,9% de perdas. Aqui em Caxias a perda é de quase 70%. Na verdade, estamos mais desperdiçando água do que realmente consumindo água tratada. As perdas no geral são ocasionadas por defeitos e fraudes nos hidrômetros e pelas ligações clandestinas de água, bem como as perdas físicas, por problemas na rede. Para reverter os prejuízos, as autarquias devem investir em reparos na rede, fiscalização das fraudes e também na substituição dos hidrômetros. A recuperação de perdas passa pela regularização dos clandestinos e a negociação com os inadimplentes."

Nenhum comentário: