quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vereadora Denise Pessôa (PT) reivindica assistência à saúde dos jovens

A vereadora Denise Pessôa (PT) está disposta a cobrar da prefeitura ações efetivas no combate aos problemas enfrentados pelos jovens, como a gravidez indesejada e a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Denise protocolou hoje uma indicação na qual sugere que a prefeitura implemente a política nacional de saúde do jovem e do adolescente, para poder receber recursos que o governo federal destina para a área.
Um dos instrumentos do Ministério da Saúde é a Caderneta de Saúde do Adolescente. As cadernetas são usadas para o acompanhamento da saúde de jovens de 10 a 16 anos de idade. São 50 páginas em que são feitas as anotações de atendimento e a prestação de informações sobre saúde sexual e reprodutiva, alimentação, puberdade, o perigo das drogas e os cuidados necessários nessa faixa etária da população.
O ministério informou que Caxias do Sul está entre as cidades prioritárias para a implementação desta política nacional. A vereadora Denise espera que esses programas de saúde dos jovens não aumentem a lista dos recursos federais que o município deixa de receber por não desenvolver projetos. "Caxias vive um problema sério na assistência à saúde dos adolescentes e dos jovens e precisa dessas políticas."
Segundo dados divulgados pelo jornal Pioneiro em 22/09, o número de mães precoces em Caxias neste ano poderá ser superior ao de 2008. No ano passado, nasceram 820 filhos de mães adolescentes. Até junho deste ano, já nasceram 438 crianças de mães com idade entre 10 e 19 anos no município. Isto representa um aumento de 7% na média semestral, enquanto que a média nacional vem reduzindo ano a ano. Nos últimos 10 anos, a quantidade de partos realizados na rede pública de saúde em meninas com idade entre 10 e 19 anos caiu 30,6% em todo o país.
Assessoria da Vereadora Denise Pessôa - PT

Nenhum comentário: