quarta-feira, 23 de junho de 2010

25 anos da Pastoral da Criança em Caxias



Durante a sessão de 16 de junho, foi realizada homenagem pelos 25 anos da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul. A proposta foi da Denise, e todos/as vereadores/as votaram a favor.

Denise relembrou aspectos históricos da criação da Pastoral da Criança no Brasil, em 1983, bem como a morte trágica da fundadora Zilda Arns, este ano. Também disse que a história da Pastoral da Criança em Caxias do Sul iniciou por meio do trabalho da Irmã Carmem Ritter, em junho de 1985, no bairro Cruzeiro, com o objetivo de diminuir a alta taxa de mortalidade infantil que havia na época. Denise comentou as iniciativas da entidade no acompanhamento em saúde, nutrição e espiritualidade, de forma ecumênica.

Segundo a presidente da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias, Beatriz Augustin, a história da Pastoral é repleta de superação de dificuldades, sobretudo por meio das ações desenvolvidas em saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade.

Os números da Pastorais são expressivos, porém, o que importa é o amor que une as pessoas, e que existe no trabalho dos líderes comunitários para com as famílias.

Hoje, a atuação da Pastoral da Criança na Diocese corresponde a uma rede solidária de 800 pessoas, abrangendo cerca de cinco mil crianças e 220 gestantes, totalizando 3.970 mil famílias.


Fotos: Diego Netto

Nenhum comentário: