quarta-feira, 23 de junho de 2010

Informações sobre os lixões

Na sessão de 17 de junho, os vereadores votaram favoráveis ao Requerimento apresentado pela Denise, que solicita ao Executivo informações sobre a destinação de resíduos da construção civil no município.

Dentre outras questões, deve ser informado pela prefeitura se há uma política municipal referente à coleta, transbordo, triagem e destinação de resíduos da construção civil, e ainda, se existem áreas licenciadas para a destinação final desses resíduos.

Denise quer esclarecer ainda se o Executivo tem conhecimento da utilização do terreno em São Luiz da 6ª Légua, denunciado por ela no início do mês, como depósito desse tipo de material. Segundo a autora, um documento oficial seria uma explicação eficiente sobre a situação na 6ª Légua para a população.

80 anos do Cristóvão de Mendoza, 45 anos da Banda Marcial

Na noite desta terça-feira (22/06), a Câmara realizou cerimônia em comemoração aos 80 anos do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. A Banda Marcial do Instituto também foi homenageada pelos 45 anos.

Denise falou em nome no Legislativo, repercutindo fatos da história do Instituto e da banda, criada para aprimorar o desenvolvimento musical dos alunos. Salientou a contribuição do Cristóvão de Mendoza como palco de manifestações pró-democracia. Como exemplo, a greve geral dos estudantes de maio de 1983, marco do movimento estudantil. Os caxienses têm em si um pouco do Cristóvão. Inúmeras pessoas, de expressividade no município e fora dele, por lá passaram e guardam boas lembranças. Mais do que educação e cultura, ele é a expressão de Caxias do Sul.

A diretora Leila Macuco lembrou que na primeira greve da escola, em 1983, ela era uma jovem professora. Foi a primeira vez que presenciei o movimento estudantil.

A diretora afirmou que a homenagem foi um dia especial a todos, um momento de comemorar e rememorar uma grande dádiva e também enorme responsabilidade. Temos que continuar essa trajetória de sucesso. Todos os que passam pela nossa escola costumam dizer que o Cristóvão tem alma. Fases memoráveis devem ser lembradas. Ela ainda disse que a escola tem um papel como agente de transformação, direcionado aos valores morais na escola, na família e na sociedade. Eles aprendem o valor do amor ao próximo. Ela ainda elogiou a Banda Marcial definindo como linda e solene.

A Deputada Estadual Marisa Formolo disse que olhando a história da educação de Caxias do Sul se tem na escola Duque de Caxias (nome anterior ao Cristóvão) de 1930, o início do trabalho da educação de forma concreta. Quando os professores ficam bastante tempo em uma escola faz com que ela seja forte e que se tenha uma juventude que gosta de estar no local. É uma escola que trabalhou a educação e a cultura. Ela se inseriu em todo o movimento nacional de educação no seu tempo. Levou a música como uma forma de inclusão. Acreditamos que uma cidade que tem 100 anos de emancipação é porque teve educadores que souberam construir o seu papel.

25 anos da Pastoral da Criança em Caxias



Durante a sessão de 16 de junho, foi realizada homenagem pelos 25 anos da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul. A proposta foi da Denise, e todos/as vereadores/as votaram a favor.

Denise relembrou aspectos históricos da criação da Pastoral da Criança no Brasil, em 1983, bem como a morte trágica da fundadora Zilda Arns, este ano. Também disse que a história da Pastoral da Criança em Caxias do Sul iniciou por meio do trabalho da Irmã Carmem Ritter, em junho de 1985, no bairro Cruzeiro, com o objetivo de diminuir a alta taxa de mortalidade infantil que havia na época. Denise comentou as iniciativas da entidade no acompanhamento em saúde, nutrição e espiritualidade, de forma ecumênica.

Segundo a presidente da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias, Beatriz Augustin, a história da Pastoral é repleta de superação de dificuldades, sobretudo por meio das ações desenvolvidas em saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade.

Os números da Pastorais são expressivos, porém, o que importa é o amor que une as pessoas, e que existe no trabalho dos líderes comunitários para com as famílias.

Hoje, a atuação da Pastoral da Criança na Diocese corresponde a uma rede solidária de 800 pessoas, abrangendo cerca de cinco mil crianças e 220 gestantes, totalizando 3.970 mil famílias.


Fotos: Diego Netto

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Denise denuncia a propagação de lixões em Caxias do Sul

Na Semana do Meio Ambiente, vereadora exige maior fiscalização




Na Sessão Ordinária de quarta-feira, dia 9 de junho, Denise denunciou a propagação de lixões em Caxias do Sul, especialmente aqueles localizados em São Luiz da 6ª Légua (fotos) e no Jardim Oriental.
Na 6ª Légua, ocorre um grande acúmulo vários tipos de materiais, como pneus, plásticos, caixas de papelão, entre outros. Como não há contenção, o lixo acumulado avança sobre a vegetação, o que agrava a situação de um arroio, cuja canalização não garante segurança para este impacto.

Para Denise, em plena realização da Semana do Meio Ambiente, é preocupante que ainda exista esse tipo de situação. A vereadora reclama uma fiscalização efetiva por parte do Poder Público, a fim de evitar danos para o meio ambiente e para a população local.



Fotos: Cristiano Cardoso.

ENCONTRO DA JUVENTUDE DO PT

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mulher Cidadã 2010

Troféu foi entregue em Sessão Solene no dia 11 de maio



Anualmente, a Câmara Municipal homenageia as mulheres com o troféu Mulher Cidadã, entregue anualmente no dia da mulher caxiense. Neste ano, Denise falou em nome do Legislativo. Denise ressaltou a importância desse troféu como forma de resgatar a luta pela igualdade de condições. A visão masculina do mundo não é pior e nem melhor do que a nossa, é apenas a visão sob a ótica masculina. Denise destacou que, apesar do momento ser de celebração, lamentava decisões do Supremo Tribunal Federal que contrariam os avanços conquistados pela da Lei Maria da Penha, lembrando que a luta emancipacionista, a busca pelos direitos e pela igualdade, ainda é atual.

Em nome das agraciadas, se pronunciou Silvana Piroli, que é ex-vereadora caxiense. Ela agradeceu a Câmara, dizendo que o troféu significa a renovação da força da mulher caxiense. Cada mulher que recebe este troféu hoje, soube dar um tempo de sua vida em favor da vida desta comunidade. Destacou que gostaria de falar só de conquistas, mas não era possível porque o machismo, mesmo que velado, ainda existe. Machismo que que gera a desigualdade, a discriminação e às vezes a violência. Silvana dividiu o prêmio com as vereadoras Geni, Ana e Denise e com todas as mulheres caxienses.

As homenageadas deste ano foram: Ivani Terezinha Francisco de Lima, na categoria defesa dos direitos da mulher e combate à violência; Nelcy Rosa Casara, na categoria educação; Silvana Teresa Piroli, na categoria promoção da participação política; Ivanir Fátima de Roni Andreis, na categoria profissionalização e emprego; Suely Inacia Santos, na categoria atividade comunitária e Isabel Massena Pimentel Bissi, na categoria saúde, foram as agraciadas com o Troféu Mulher Cidadã, entregue pela Câmara de Vereadores à mulheres que se destacaram em suas áreas.

Foto: Diego Netto – Câmara de Vereadores
(Assessoria da Vereadora Denise Pessôa sobre notícia do site camaracaxias.rs.gov.br)

Sessão Solene homenageia Prolar Imóveis

Cerimônia lembrou o aniversário de 40 anos da empresa

Na noite de 27/05, foi realizada na Câmara de Vereadores uma Sessão Solene em homenagem à empresa Prolar Imóveis, que completa 40 anos em 2010.

Denise fez o pronunciamento em nome do Poder Legislativo. Salientou a trajetória da empresa como uma das mais importantes no ramo imobiliário, resgatando aspectos históricos e da atual administração da Prolar.

Fazendo referência ao alcance dos serviços da empresa, Denise citou o Edifício Estrela, um dos edifícios mais salientes da cidade, administrado pela Prolar desde 1971. Informou ainda que a empresa presta serviço direto a mais de oito mil condôminos.

Caxias deve estar orgulhosa ao ver o sucesso de um empreendimento sólido, que investe na constante superação de seus próprios limites. A família Dalla Vecchia sente-se grata e honrada ao revisar sua trajetória, percebendo a importância da empresa no desenvolvimento da cidade.

Wilson Dalla Vecchia, diretor da Prolar, agradeceu ao Legislativo pela iniciativa da homenagem, bem como aos amigos e colaboradores.

Para Dalla Vecchia, a função da Prolar é ser parceira do síndico, para o convívio em harmonia, prezando bem estar da vida comunitária. É um orgulho ver que o empreendimento tenha chegado tão longe. Esse sucesso é atribuído ao trabalho, sempre guiado pela ética e transparência. A empresa conquistou o maior patrimônio, a confiança de milhares de clientes. Queremos continuar nessa trajetória de trabalho e levar o nome de Caxias por mais 40 anos.

O Deputado Federal Pepe Vargas comentou que o seu primeiro emprego foi na Prolar Imóveis, em 1974, época em que conheceu a Deputada Marisa Formolo, esposa de Wilson Dalla Vecchia. A Prolar nunca perdeu a dimensão humana na realização de seus negócios, isso justifica o sucesso.

Em nome da Assembleia Legislativa, a deputada Marisa Formolo lembrou o empenho do marido para consolidar a marca da empresa. A Prolar deu certo pela coragem de enfrentar um mercado tão competitivo, e também pelo perfil dos gestores, sempre de responsabilidade com o patrimônio alheio.

A Prolar Imóveis foi fundada em 27 de junho de 1970, tendo como fundador e diretor o senhor Wilson Dalla Vecchia. A empresa iniciou suas atividades com o nome de Administradora Predial. Atualmente, sua marca é conhecida além de Caxias do Sul, atuando em diversos segmentos do ramo imobiliário. Na atividade inicial de administração de condomínios, a Prolar é empresa líder no interior do Estado.

(Assessoria da Vereadora Denise Pessôa sobre notícia do site camaracaxias.rs.gov.br)