terça-feira, 24 de novembro de 2009

PSS Jovem

Denise propõe a instituição do PSS Jovem na rede pública de ensino de Caxias do Sul para previnir e conscientizar sobre a gravidez precoce e as DSTs.
O projeto foi protocolado em 18/11e institui nas escolas municipais de Caxias do Sul o projeto de Saúde Sexual e Reprodutiva dos Jovens e Adolescentes, visando a prevenção e a conscientização sobre a gravidez precoce e as DSTs, além da orientação quanto aos métodos contraceptivos e sobre a responsabilidade compartilhada entre os homens e as mulheres na prevenção da gravidez indesejada e das DSTs.
Cerca de 25% dos partos feitos no Brasil correspondem a mães com idade de 10 a 20 anos. Em Caxias do Sul, 34% das grávidas atendidas pelo SUS em 2008 eram adolescentes. Dessa forma, nossa cidade se encontra entre as cinco com maior índice de gravidez precoce do Rio Grande do Sul. Em contrapartida, percebemos que políticas públicas de prevenção e orientação sobre a saúde sexual produzem resultados positivos. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que nos últimos dez anos o número de partos realizados na rede pública, em meninas com idade entre 10 e 19 anos, caiu 30,6%.
O PSS Jovem será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, formada por educadores, médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros sob coordenação da Secretaria Municipal da Educação. Durante as aulas, os educadores realizarão atividades, promoverão debates, campanhas e palestras, com o apoio dos demias membros da equipe.
Para Denise, "o tema sexualidade precisa deixar de ser tabu, para que o/a jovem possa projetar sua vida e fazer suas escolhas com maior segurança, dividindo suas responsabilidades com seu/sua companheiro/a."
Clique no link abaixo para acessar o documento:

Nenhum comentário: