terça-feira, 7 de julho de 2009

Usuários denunciam confusão no Pronto Atendimento 24h



Na noite de ontem (02/07), usuários do Pronto Atendimento 24h entraram em contato com a vereadora Denise Pessôa (PT) e informaram problemas no atendimento do postão. A vereadora foi imediatamente ao local e constatou a superlotação do sala de espera do atendimento pediátrico, onde mais de 60 crianças esperavam até 9h para serem atendidas.

Antes de Denise chegar, foram acionadas a Brigada Militar e a Guarda Municipal para conter um protesto dos usuários contra o mau atendimento. Por volta das 21h, havia duas viaturas e quatro motocicletas da Brigada em frente ao postão, e cerca de 20 guardas municipais foram mobilizados. A presença dos guardas e brigadianos revoltou os usuários, que continuaram a reclamar.

A vereadora ouviu os cidadãos, os orientou a não agredir os servidores e colocou-se à disposição para levar suas reivindicações à secretária da saúde e ao prefeito municipal. Denise acionou também o plantão do Conselho Tutelar, que acompanhou a situação. Segundo a vereadora, "o que se viu ontem à noite foi o que ocorre regularmente no Pronto Atendimento 24h: servidores sobrecarregados, espaço insuficiente para espera e demora desumana no atendimento. Isso já ocorria antes da construção do novo prédio e não foi solucionado. O postão não tem capacidade para atender a demanda atual e, da forma que foi construído, dificilmente poderá ser ampliado. A prefeitura deveria apresentar urgentemente uma solução para esse problema."

Hoje pela manhã (03/07), Denise visitou algumas unidades básicas de saúde (UBSs), para verificar como estava o atendimento no primeiro dia de paralisação dos médicos. A vereadora constatou que "grande parte da população está sem atendimento médico nas UBSs. Onde há médico, está faltando pediatras. A prefeitura tem que abrir negociação com os médicos e buscar um acordo para pôr fim à crise pela qual passa a saúde pública municipal. O prefeito deveria se manifestar logo sobre isso."


Nenhum comentário: