sábado, 24 de maio de 2008

Minha vida - segundo capítulo

Cansei daquilo tudo e resolvi trocar de Curso. Bom, fui num cursinho e me ofereci para trabalhar em troca de algumas aulas. Deu certo! Passei para Arquitetura e Urbanismo! Sempre gostei de Arte, criatividade e liberdade de expressão. Confesso que no início, não via maneira de mudar o mundo fazendo Arquitetura, mas pensava que podia dar minha contribuição fora da área e o curso agiria quase que como uma terapia, um espaço para me encontrar e me expressar, afinal gostava muito daquilo, além de uma maneira de se sustentar.

Surpresa grata foi, quando logo no início, fui identificando funções sociais ao Curso e desde lá sou apaixonada pela Arquitetura e Urbanismo. Compreendi que minha busca por conhecimento precisava de uma razão coletiva. No Curso, participei do Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, por duas gestões, das quais muito me orgulho. Acredito que desenvolvemos um trabalho que fortaleceu a unidade do Campus 8, bem como a compreensão do ser humano como um todo que precisa se ligar em todos os temas e não se fechar no seu curso, no seu mundinho. Apresentamos a cidade com todos os seus problemas aos alunos e nos reconhecemos como parte dela.

Estive em três gestões do Diretório Central de Estudantes, onde aprendi muito sobre participação, organização e educação. Certamente, também ensinei, afinal são trocas que optamos em fazer. E como foi difícil se fazer presente e atuante no DCE! Como se não bastasse a distância física (Campus 8 – UCS), ainda tínhamos muitas diferenças internas, normais para uma sociedade tão heterogênea. Certamente, o que nos fez ter destaque enquanto gestão foi o comprometimento com o coletivo e o sentido de respeito a nossa diversidade. Sempre buscamos instigar a cidadania em todos/as alunos/as, criando maneira de participação e democracia na Universidade, seja pela discussão do Orçamento da UCS, seja pelas Diretas para Reitor e diversos plebiscitos etc.
Fique ligado no próximo capítulo.

Nenhum comentário: