quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Nova reunião sobre resíduos da construção civil
Denise participa de reunião sobre resíduos da construção civil
Na tarde de ontem (04/11), Denise participou da segunda reunião aberta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, proposta por ela para que a comunidade possa participar das definições sobre o problema dos resíduos da construção civil.
O problema é a falta de locais apropriados para a destinação dos resíduos da construção civil em Caxias do Sul, pois há apenas uma central de triagem que não dá conta da demanda da cidade. Essa situação foi levantada pela vereadora Denise ainda em 9 de junho, quando denunciou na sessão da Câmara a propagação de lixões, especialmente aqueles localizados em São Luiz da 6ª Légua e no Jardim Oriental. Já naquela época, toneladas de resíduos da construção civil e outros materiais eram depositadas em uma área de preservação permanente em São Luiz da 6ª Légua. A vereadora esteve no local e conversou com moradores da região, que estavam preocupados com os danos provocados pelo lixão, uma vez que o mesmo avança sobre a vegetação e sobre um arroio que passa próximo ao local.
Em 17 de junho, os vereadores aprovaram um pedido de informações apresentado pela vereadora Denise, que solicitava dados sobre a destinação de resíduos da construção civil no município. Este pedido de informações deu origem a duas reuniões da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. A primeira ocorreu na tarde de 21 de outubro, com representantes da SEMMA para tratar sobre a destinação dos resíduos de construção.
Na tarde de ontem, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente reuniu-se novamente para tratar do assunto. Desse encontro participaram representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON), das empresas GR2 Gestão de Resíduos e Detritus e da comunidade, principalmente moradores de São Luiz da 6ª Légua.
Uma das constatações do encontro foi que o grande aumento de volume dos resíduos da construção civil exige um esforço conjunto de todos os envolvidos. Além disso, a solução do problema passa pela construção de uma Central de Triagem e Transbordo para receber esse tipo de resíduos. Ricardo Reis, representante da GR2, empresa de Santa Maria, informou que há interesse por parte da empresa em implantar o serviço em Caxias, havendo até uma área em estudo para este fim. Além disso, o SINDUSCON fará uma campanha educativa para que os construtores destinem corretamente os resíduos, e a SEMMA se comprometeu em viabilizar a instalação da central o mais breve possível, e informar a Câmara sobre o andamento da solução do problema.
Denise usou o espaço no Grande Expediente de ontem para falar sobre o tema. Para a vereadora, se todos os envolvidos fizerem sua parte, acreditamos que esse sério problema será resolvido. A cadeia de destinação do lixo de construção civil não está completa em Caxias, e a comunidade sofre com os danos ambientais causados pela falta da central de triagem e transbordo.
Assessoria da Vereadora Denise Pessôa - PT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário