terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dia da Etnia Polonesa

A proposta foi apresentada pela vereadora Denise Pessôa
Já está em tramitação, nas comissões da Câmara Municipal, o projeto de lei que pretende instituir o Dia Municipal da Etnia Polonesa em Caxias do Sul. A comemoração ocorreria a 12 de dezembro de cada ano, em homenagem à fundação da unidade da Representação Central da Comunidade Polonesa no Brasil - BRASPOL na cidade. A autora da iniciativa, a vereadora Denise Pessôa/PT, destaca que os primeiros imigrantes poloneses chegaram ao município por volta de 1890. A comunidade polonesa tem significativa participação na vida social da cidade e contribui para a diversidade cultural, observa a parlamentar.
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Denise participa da festa de entrega dos CDs do projeto Gravaêh!

Denise participa da festa de entrega dos CDs do projeto Gravaêh!

A atividade será na noite de 19 de novembro, na UCS

A vereadora Denise Pessôa/PT participará da festa de encerramento da primeira passagem do Projeto Gravaêh! - Estúdio móvel por Caxias do Sul. Os CDs gravados pelos 10 selecionados serão entregues durante a festa, que ocorrerá dia 19 de novembro, a partir das 20h, no Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além do ato de entrega dos CDs, haverá a apresentação ao vivo das músicas gravadas no estúdio móvel e outras atrações artísticas.

O Gravaêh! é promovido pela ONG Cirandar e implementado em Caxias pelo gabinete da vereadora Denise Pessôa/PT. A passagem do projeto pela cidade é apoiada pela UCS e pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. A festa de encerramento recebe também o apoio do Manifestasol.

Assessoria da Vereadora Denise Pessôa - PT

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nova reunião sobre resíduos da construção civil




Denise participa de reunião sobre resíduos da construção civil
Na tarde de ontem (04/11), Denise participou da segunda reunião aberta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, proposta por ela para que a comunidade possa participar das definições sobre o problema dos resíduos da construção civil.

O problema é a falta de locais apropriados para a destinação dos resíduos da construção civil em Caxias do Sul, pois há apenas uma central de triagem que não dá conta da demanda da cidade. Essa situação foi levantada pela vereadora Denise ainda em 9 de junho, quando denunciou na sessão da Câmara a propagação de lixões, especialmente aqueles localizados em São Luiz da 6ª Légua e no Jardim Oriental. Já naquela época, toneladas de resíduos da construção civil e outros materiais eram depositadas em uma área de preservação permanente em São Luiz da 6ª Légua. A vereadora esteve no local e conversou com moradores da região, que estavam preocupados com os danos provocados pelo lixão, uma vez que o mesmo avança sobre a vegetação e sobre um arroio que passa próximo ao local.

Em 17 de junho, os vereadores aprovaram um pedido de informações apresentado pela vereadora Denise, que solicitava dados sobre a destinação de resíduos da construção civil no município. Este pedido de informações deu origem a duas reuniões da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. A primeira ocorreu na tarde de 21 de outubro, com representantes da SEMMA para tratar sobre a destinação dos resíduos de construção.

Na tarde de ontem, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente reuniu-se novamente para tratar do assunto. Desse encontro participaram representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON), das empresas GR2 Gestão de Resíduos e Detritus e da comunidade, principalmente moradores de São Luiz da 6ª Légua.

Uma das constatações do encontro foi que o grande aumento de volume dos resíduos da construção civil exige um esforço conjunto de todos os envolvidos. Além disso, a solução do problema passa pela construção de uma Central de Triagem e Transbordo para receber esse tipo de resíduos. Ricardo Reis, representante da GR2, empresa de Santa Maria, informou que há interesse por parte da empresa em implantar o serviço em Caxias, havendo até uma área em estudo para este fim. Além disso, o SINDUSCON fará uma campanha educativa para que os construtores destinem corretamente os resíduos, e a SEMMA se comprometeu em viabilizar a instalação da central o mais breve possível, e informar a Câmara sobre o andamento da solução do problema.

Denise usou o espaço no Grande Expediente de ontem para falar sobre o tema. Para a vereadora, se todos os envolvidos fizerem sua parte, acreditamos que esse sério problema será resolvido. A cadeia de destinação do lixo de construção civil não está completa em Caxias, e a comunidade sofre com os danos ambientais causados pela falta da central de triagem e transbordo.

Assessoria da Vereadora Denise Pessôa - PT