sexta-feira, 30 de abril de 2010

Livre organização dos grêmios estudantis



Denise propõs projeto que busca incentivar a participação dos jovens na política estudantil

A vereadora Denise Pessôa/PT apresentou ontem (27/04) um projeto de lei que dispõe sobre a livre organização estudantil nas escolas de Caxias do Sul. A proposta busca garantir que os estudantes possam se organizar livremente, sem necessitar de qualquer tipo de autorização ou sofrer interferência das direções das escolas. O projeto complementa e reforça a Lei do Grêmio Livre (Lei Federal 7.398), que desde 1985 garante este direito aos estudantes brasileiros, mas muitas vezes é desrespeitada.

Segundo a vereadora, a intenção é garantir e incentivar a organização livre dos estudantes, pois entendemos que os grêmios estudantis são essenciais para o exercício do protagonismo juvenil. Não há dúvida que a participação dos estudantes nos grêmios contribui para sua formação cidadã, e esse aprendizado deve se dar da maneira mais democrática possível.

O projeto pode ser acessado neste endereço: http://www.camaracaxias.rs.gov.br:81/ControlDoc.nsf/94fbe1bc804a95560325702d00475dcc/65B18115116798DA832577130067EFA2

Denise se destaca em debate na Câmara 2

No Twitter:

@robertocarlosdi Nos debates tensos as pessoas se sobressaem. A @vereadoradenise deu um show na votação da moção, fazendo o melhor enfrentamento desde a posse.

@robertocarlosdi Vereadora Geni Peteffi disse que não estava na Câmara para levar show da @vereadoradenise. A petista enfrentou os veteranos. E irritou-os.

@robertocarlosdi Pq @vereadoradenise foi tão bem? Fez discurso contundente e aguerrido pelo partido que resolveu se filiar, mantendo a linha ideológica.

Denise se destaca em debate na Câmara 1

No jornal: 

PIONEIRO | 30/04/2010

Moção ao padre Roque provoca controvérsia na Câmara

PT considerou ato como ingerência

Caxias do Sul - A votação de uma moção de apoio e solidariedade ao padre Roque Grazziotin, integrante do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), soou como retaliação e ingerência no PT. A proposta, capitaneada por Edio Elói Frizzo (PSB), e subscrita pelos vereadores do PMDB, provocou troca de hostilidades, mas foi aprovada por sete votos a seis.

Ao justificar a apresentação do texto, o socialista alegou que padre Roque estava sofrendo perseguição no PT por ter votado em Isidoro Zorzi para reitor da UCS, contrariando determinação do diretório petista, que tinha indicado aos representantes do Ministério da Educação (MEC) com assento no Conselho que votassem na professora Nilva Stédile, vencedora da consulta interna. A referência era sobre o debate interno que o PT está fazendo para substituir Roque no Conselho Diretor.

A líder da bancada do PT, Ana Corso, classificou de oportunista a moção. O PCdoB rachou na votação, com voto contrário de Renato de Oliveira e favorável de Assis Melo.

"É uma moção oportunista, de ingerência no nosso partido por motivos escusos. O padre Roque é grandinho e não precisa de amigo da onça" criticou Ana, mostrando ficha de filiação para os governistas, caso quisessem ingressar no PT.

A líder do governo, Geni Peteffi (PMDB), que também preside o PMDB local, devolveu:

-  Absurdo é a vereadora Ana ficar mostrando ficha de filiação. Tenho muitos amigos dentro do PT, talvez mais do que dentro do PMDB.

Em meio ao fogo cruzado, os vereadores de primeiro mandato Rodrigo Beltrão e Denise Pessôa, ambos do PT, externaram decepções com vereadores mais experientes, "com quem esperavam aprender a fazer política mais voltada para a cidade".

"Fico triste em ver vereadores experientes fazendo isso com o meu partido" reforçou Beltrão.

Apesar de os petistas manterem a mesma linha, foi Denise que se sobressaiu no debate.

"Dizer que o MEC deve investir mais na UCS e na região e que só forneceu bolsas do Prouni é desconstituir a Escola Técnica Federal, o Instituto Federal de Educação Técnica (Ifet), de Bento Gonçalves, e a federalização da Escola Técnica de Farroupilha. Se quisessem prestar solidariedade ao padre Roque, retirariam essa moção ofensiva, que só tem críticas ao MEC e ao voto da deputada Marisa Formolo, porque ela votou pela consulta" desafiou Denise.

Procurado ontem pelo Pioneiro, Roque estava com o celular desligado.

roberto.dias@pioneiro.com

ROBERTO CARLOS DIAS

quarta-feira, 28 de abril de 2010

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Usuários querem manter gratuidades


Na segunda-feira (12), foi realizada na Câmara de Vereadores uma audiência pública para debater as gratuidades do transporte coletivo urbano. Participaram do debate, usuários do transporte, lideranças de associações de bairros e sindicais, e vereadores.

Os principais temas debatidos na audiência foram: o não retrocesso de direitos adquiridos, a evolução para o barateamento da tarifa e o aumento da utilização do transporte público.

Crédito da foto: Diego Netto

Ensino profissionalizante em pauta

Na última segunda-feira (11), a Comissão de Educação, presidida pela Deputada Estadual Marisa Formolo/PT, realizou audiência pública para debater o ensino profissionalizante. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Além da deputada Marisa, estiveram presentes representantes de diversas entidades que investem em ensino profissionalizante no Rio Grande do Sul. Conforme a deputada, o encontro teve como objetivo conhecer a experiência regional de Caxias do Sul quanto à atuação das instituições e redes de ensino profissional no âmbito público e privado.

Marisa disse ainda que é preciso construir, no Rio Grande do Sul, uma política que inclua como prioridade o ensino profissionalizante e à adequação dos cursos oferecidos às necessidades do mercado de trabalho. A Comissão realizará uma série de reuniões em diferentes regiões do Estado, com esse mesmo objetivo.

Respeito à cultura local

Mesmo com críticas da oposição, a Câmara de Vereadores aprovou, por maioria de votos, o repasse de 100 mil reais à Cícero Aragon dos Santos, responsável pela realização do documentário “Caxias do Sul: tradição e inovação de um povo”. Para Denise e a bancada do PT, o projeto proposto pelo Executivo é uma afronta às regras das leis de incentivo à cultura e aos artistas de Caxias do Sul.

Segundo Denise, o posicionamento contrário da bancada não tinha a ideia de tirar o mérito do filme, nem a função social e cultural que carrega. Para a vereadora, o problema é que a produção não passou por nenhuma comissão de avaliação, caminho este que qualquer outra produção precisa percorrer para receber verbas.

“Acompanhamos as pessoas do meio cultural e sabemos das dificuldades que existem para elaborar um projeto e concorrer por meio de licitação. Agora vem a Prefeitura e propõe repassar 100 mil para uma equipe que sequer passou por comissões de avaliação”, afirma.

Votaram contrários ao Projeto os Vereadores Ana Corso/PT, Rodrigo Beltrão/PT, Denise Pessôa/PT, Marcos Daneluz/PT, Renato Nunes/PRB e Daniel Guerra/PSDB.

Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens


Na quarta-feira (14), a vereadora Denise Pessôa/PT representou a Câmara de Caxias do Sul no lançamento estadual da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa. A campanha é uma proposta das Pastorais da Juventude (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Rural) e tem com objetivo a defesa da vida dos jovens, abordando a dimensão política da violência contra a juventude. No Rio Grande do Sul, o enfoque será para as diferentes formas de violência relacionadas ao mundo do trabalho.

Denise apoia a iniciativa e se comprometeu em colaborar na divulgação da campanha em Caxias. "É fundamental reafirmamos nosso compromisso com a vida dos jovens, denunciando as causas sociais da morte e da violência, assumindo nossa tarefa na construção da cultura de paz. Estamos em campanha contra o extermínio", detacou.

O lançamento contou com cerca de 300 pessoas, entre jovens e religiosos da Igreja Católica, organizações da sociedade civil, vereadores de diversos municípios e membros do Legislativo gaúcho.

1º Encontro dos Estudantes do Prouni da UCS

Acesse http://prounistasucs.blogspot.com/e leia mais informações.

Feira Economia Solidária da Caritas

Nos dias 24 e 25 de abril acontece a Feira Ecosolidária, promovida pela Diocese de Caxias do Sul, por meio da Escola Fé, Política e Trabalho e da Cáritas.

Confira a programação do evento e participe.

http://www.feiraecosolidaria.blogspot.com/

http://acredisol.blogspot.com/

2ª Conferência Municipal da Habitação

Evento acontece no plenário da Câmara de Vereadores. Confira a programação e participe:

Dia 23 de abril, sexta-feira

18h - Credenciamento
19h - Solenidade de abertura
20h - Palestra: Problemática da Habitação de Interesse Social: gargalos e alternativas


24 de abril, sábado

8h - Palestra: Regularização Fundiária
9h - Palestra: Produção de Moradias de Interesse Social
Das 10h às 17h - Trabalhos em grupo e plenária

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Psicólogos nas escolas públicas municipais

o dia 31 de março, o Conselho Regional de Psicologia (CRP) ocupou o espaço Tribuna Livre da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, os profissionais do Conselho pediram a criação do cargo de psicólogo na Secretaria de Educação de Caxias do Sul.
Para os psicólogos, a presença nas escolas municipais contribuiria para a promoção de uma educação de qualidade, pois seria possível fazer o acompanhamento dos processos de ensino-aprendizagem de forma mais eficiente, por estarem mais próximos dos alunos e da comunidade escolar.
A Conselheira Presidente do CRP 7ª Região (Seção Serra), Loiva Maria de Boni dos Santos, falou em nome da entidade. Para ela, a atuação dos psicólogos vai “muito além da visão do atendimento psicológico individual ao chamado aluno problema”. Loiva diz que o profissional poderá atuar também na orientação e o estímulo aos pais para o envolvimento com a comunidade escolar e no suporte à equipe pedagógica.
A vereadora Denise Pessôa/PT, integrante da Comissão de Educação da Câmara em 2009, já havia realizado encontros com integrantes do CRP, antes mesmo da Tribuna Livre. Para Denise, a proposta de levar o psicólogo para dentro das escolas é bastante positiva, na medida em que pode colaborar para a prevenção de problemas. “Hoje, se uma criança tem dificuldades de aprendizado ou de relacionamento, acaba sendo encaminhada para um psicólogo. Isso acaba fazendo com que o profissional só atenda naquela situação pontual. Mas, é preciso agir também na prevenção dos problemas de forma eficiente e qualificada”, destaca.

Estudantes em favor da democracia

Na última quarta-feira (31), mais de 200 estudantes da Universidade de Caxias do Sul fizeram manifestação nas dependências da instituição e bloquearam, por 20 minutos, a BR-116. O ato teve o objetivo de demonstrar oposição ao Conselho Diretor da Fucs, que não acatou o resultado da consulta acadêmica para escolha do reitor.

Perto das 19h, os universitários começaram a ser reunir no Centro Cívico da UCS. Antes mesmo das 20h já estavam nos blocos fazendo manifestação com faixas, cartazes, apitos, e convidando outros colegas para o ato. Os manifestantes percorreram os blocos H, E e M. Logo após, se dirigiram para BR-116, na entrada da UCS. Ali, pararam o trânsito por aproximadamente 20 minutos.

A vereadora Denise Pessôa/PT acompanhou o início da manifestação. Segundo ela, o ato representa a vontade da comunidade acadêmica de fazer evoluir o processo democrático na UCS. “São resultados como esse (a escolha do Conselho Diretor) que desmotivam a participação popular”.

Na oportunidade, os estudantes planejaram mais uma manifestação, que deve acontecer na noite desta quarta-feira (07). Quer ler mais sobre o assunto? Clique aqui.

Ato pela continuidade dos direitos de um povo

A rua Moreira César, no bairro Pio X, ficou temporariamente interditada na tarde da última quarta-feira (31). O motivo foi uma manifestação, organizada pela União das Associações de Bairros (UAB), para fazer oposição ao pacote de medidas da Secretaria Municipal de Transportes (SMTTM), que prevê revisão nas gratuidades do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul.

A manifestação, denominada “Ato pela continuidade dos direitos de um povo”, contou também com a participação de representantes de associações de bairros e de entidades sindicais. Os manifestantes carregavam faixas e cartazes, exigindo, especialmente, a permanência do passe livre no último domingo de cada mês e a continuidade da passagem grátis ou subsidiada a idosos, estudantes e portadores de deficiência (PPDs).

Denise Pessôa/PT participou do ato. Para a vereadora, a exigência de comprovar renda para conseguir as gratuidades gera uma burocracia muito grande e dificulta o acesso ao benefício. Denise lembrou que o direito à gratuidade ao idoso, a partir dos 60 anos, já é previsto na Lei Orgânica do Município. Além disso, afirmou: “A Secretaria esquece que os trabalhadores têm filhos que estudam e que utilizam o passe livre, no final de cada mês, para o seu lazer”.

Quer saber mais sobre as medidas propostas pela SMTTM? Clique aqui e aqui.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

por mais solidariedade, inclusive na economia!

ETAPA REGIONAL da 2ª CONAES
10 de abril de 2010
na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves

Em reunião realizada na Fundação Casa das Artes em Bento Gonçalves , dia 16 de Março de 2010, algumas entidades ligadas ao setor da Economia Solidária como a Associação Emrede, de Caxias do Sul, a Colacot, a Fecovinho, a ONG Cidadão Atitude de Bento Gonçalves, além da ONG Guayí, em parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves e diversos empreendimentos de ECOSOL, foi organizada a etapa regional da 2º Conferência Nacional de Economia Solidária que acontecerá em Bento Gonçalves dia 10 de Abril de 2010.
A 2º Conferência Nacional de Economia Solidária foi convocada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e terá como pontos centrais do debate o Balanço da Economia Solidária no Brasil; As formas de Organização do Trabalho na Ecosol; As estratégias das Políticas da Ecosol.
Pauta da ETAPA REGIONAL da 2º Conferência Nacional de Economia Solidária:

9:00 - Abertura e composição da mesa
9:30 - Apresentação dos dados do mapeamento e balanço da Ecosol na Região Serra
10:00 - Trabalho em Grupo
- Balanço da Ecosol na Serra Gaúcha
- Direitos e formas de organização
- Estratégias da Economia Solidária
13:00 – Plenária de Sistematização
15:00 - Eleições de delegados estaduais e nacionais
16:00 - Constituição da coordenação para o Fórum Regional da Ecosol Serra Gaúcha.
A etapa estadual da 2º CONAES será dia 24 de Abril de 2010 em Porto Alegre
Mais informações no Site do Ministério do Trabalho: http://www.mte.gov.br/conaes/ ou pelo email gestaocoletiva@gmail.com
Fonte: http://ecosolserragaucha.blogspot.com/2010/03/2-conferencia-nacional-de-ecosol-etapa.html

...

ETAPA MUNICIPAL da 2ª CONAES - Caxias do Sul
7 de abril de 2010
Plenário da Câmara de Vereadores

A 2º CONAES, Conferência Nacional de Economia Solidária terá sua etapa de Caxias do Sul no dia 7 de Abril no Plenário da Câmara de Vereadores.
Em Caxias do Sul a Conferência será realizada através da parceria estabelecida entre a Associação EMREDE e a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara de Vereadores.
Programa da 2º Conferência Municipal de Economia Solidária . -Fonte: http://ecosolserragaucha.blogspot.com/2010/04/2-conferencia-nacional-de-ecosol-etapa.html