quarta-feira, 31 de março de 2010

Conselho Diretor contraria comunidade acadêmica


O professor Isidoro Zorzi foi reeleito para o cargo de reitor da Universidade de Caxias do Sul. O resultado foi anunciado na última segunda-feira (29). Zorzi foi eleito com oito dos nove votos dos integrantes do Conselho Diretor. A única conselheira que apoiou o resultado da consulta acadêmica, e escolheu a professora Nilva Stédile, foi a deputada Marisa Formolo/PT, representante do MEC no Conselho. A vereadora Denise Pessôa/PT, que durante muitos anos militou no movimento estudantil, lamentou a decisão tomada pelo Conselho Diretor da UCS.Para ela, a decisão é um retrocesso para a democracia na universidade, pois a opinião pública, apresentada por meio da consulta acadêmica, não foi legitimada.
“O Conselho Diretor vinha caminhando para a democratização da universidade, por meio da luta de alunos, professores e funcionários. Embora não fosse as 'Diretas' que se queria, a consulta acadêmica também vinha no sentido de valorizar a participação acadêmica nas decisões da universidade. Infelizmente, não foi referendada pelo Conselho Diretor, que mostrou que nem tudo evolui com o tempo”, afirmou Denise.

terça-feira, 30 de março de 2010

LatinoSan

Evento promoveu a cooperação entre países da América Latina
Entre os dias 14 e 18 de março, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) foi sede da 2ª Conferência Latinoamericana de Saneamento (LatinoSan) 2010. A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul esteve representada no evento pelos vereadores Denise Pessôa/PT e Renato Oliveira/PC do B.
Um dos principais objetivos da Conferência foi debater a necessidade de priorizar o saneamento nas políticas nacionais de desenvolvimento e fortalecer a cooperação entre governos da América Latina para tratar o assunto.
Segundo Denise, "no Brasil, as perdas na rede de distribuição atingem cerca de 40%. Na Região Sul, a média é de 24,9% de perdas. Aqui em Caxias a perda é de quase 70%. Na verdade, estamos mais desperdiçando água do que realmente consumindo água tratada. As perdas no geral são ocasionadas por defeitos e fraudes nos hidrômetros e pelas ligações clandestinas de água, bem como as perdas físicas, por problemas na rede. Para reverter os prejuízos, as autarquias devem investir em reparos na rede, fiscalização das fraudes e também na substituição dos hidrômetros. A recuperação de perdas passa pela regularização dos clandestinos e a negociação com os inadimplentes."

Nova diretoria da Liga Carnavalesca toma posse

Nomes foram aprovados em eleição no dia 20 de março
A Liga Carnavalesca de Caxias do Sul têm novos integrantes.
Confira:
Presidente: Edio Elói Frizzo
Vice-presidente: Denise Pessôa
Secretário geral: Jorge Rodrigues
Tesoureira: Maria Bonila
Diretores de desfiles: Sérgio Ubirajara e Terezinha Varrera
Diretoras da Corte: Rosangela Santos e Greice Munari
Diretores de Org. e Projeto: Paulo Borges e Juçara de Quadros
Diretores de Eventos: Marcelo Camargo e Clenau Soares
Diretoras de Comunicação e Marketing: Eloá Nespolo e Rejane Lizot
Diretores Jurídicos: Paulo Viegas e Anaí de Souza
Conselho fiscal:
Mansueto Serafini Filho
Geni Peteffi
Mauro Pereira
Jaison Barbosa
Harty Moises Paese
Alexandre Almeida Silva
Segundo Denise, "a ideia é fortalecer ainda mais o Carnaval, que a todas as adversidades sobreviveu.
Queremos o Carnaval dialogando com todos os segmentos, envolvido na comunidade por meio de projetos sociais e de geração de trabalho e renda. Queremos um Carnaval mais profissional, com capacitação das escolas e qualificação das ações propostas."
A diretoria tomou posse no sábado, dia 20 de março.

As gratuidades do transporte coletivo têm que continuar!


Clique para ver a Proposta da Prefeitura para as Gratuidades
Recentemente foi realizado o Fórum dos Usuários de Transporte Coletivo de Caxias do Sul. Na oportunidade, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade anunciou um conjunto de medidas que podem ser colocadas em prática no processo de revisão das gratuidades para evitar o reajuste da tarifa para R$2,50.
A proposta do Poder Exeutivo aponta que para não haver aumento seria necessário rever a gratuidade no dia de passe livre. Além disso, reavaliar as gratuidades concedidas às pessoas portadoras de deficiência (PPD's) e estudantes.
Denise é contrária às mudanças. "Sou contrária a qualquer medida que recue em relação aos direitos adquiridos pelos trabalhadores e estudantes. Uma das saídas seria fazer com que mais pessoas usassem o transporte coletivo. Se mais pessoas usassem, menor seria o valor da tarifa", afirma.
As propostas (confira abaixo) vão ser discutidas em audiência pública no dia 12 de abril, na Câmara de Vereadores.
As propostas da Prefeitura
Pessoas portadores de deficiência (PPDs) passariam a ter direito a 40 passagens por mês. Hoje, as PPDs têm livre utilização da gratuidade.
Passe estudantil com 50% de desconto somente para pessoas que comprovem ter ganhos de até dois salários mínimos.
Quem tem rendimentos até cinco salários mínimos, teria direito a 25% de desconto sobre o valor da passagem, de R$ 2,20.
O critério renda per capita também seria utilizado para conceder o benefício a pessoas entre 60 anos e 65 anos de idade. A Lei que garantia gratuidade para esse público foi revogada recentemente pela Prefeitura.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Denise apresenta projeto ambiental

Fonte: Assessoria de Comunicação da Vereadora Denise Pessôa
Iniciativa estabelece regras para descarte de materiais perigosos

Na última sexta-feira (26), a vereadora Denise Pessôa/PT protocolou um novo projeto de Lei. A matéria visa estabelecer regras para o descarte e a destinação final de restos e vasilhames de óleo lubrificante e outros tipos de resíduos considerados perigosos, como aditivos de combustíveis e líquidos de arrefecimento de motores.
O projeto prevê que a venda destes produtos deverá ser feita exclusivamente em postos de serviços automotivos ou destinados à lubrificação de veículos. Além disso, estabelece que o recolhimento e a destinação final dos vasilhames ou produtos terão de ser feitos pelas empresas produtoras, distribuidoras e/ou fornecedoras do material.
Para Denise, o projeto coloca a legislação municipal em sintonia com as normas já existentes em nível estadual e nacional. A vereadora afirma ainda que a iniciativa propõe auxiliar na preservação do meio ambiente. "O projeto trata também da proibição de descartar esses resíduos em lixo comum e vai ajudar no gerenciamento adequado das embalagens usadas", destaca.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Novidades sobre o projeto do CMJ

Denise debateu sobre a proposta do Conselho Municipal da Juventude com a Coordenadoria de Juventude
Ontem pela manhã, Denise reuniu-se com o Coordenador da Juventude de Caxias do Sul, Hernest Larrat dos Santos, para tratar sobre assuntos relacionados à juventude. Entre eles, a situação da Estação Férrea e a dos postos de combustíveis acabou se tornando o centro das discussões. Ambos entendem que o que está faltando são espaços oficiais de debate entre o Poder Público e os jovens para pensar alternativas que solucionem os conflitos. A proposta que vem sendo discutida e construída em conjunto entre Câmara de Vereadores e Coordenadoria de Juventude é a criação do Conselho Municipal de Juventude, que está em fase de ajustes para em breve ser encaminhado para votação em Plenário. Este Conselho teria na sua composição representações de diversas secretarias de governo e da sociedade civil, independente da idade, mas que se disponham a discutir juventude de forma tranversal. A idéia é envolver o Poder Público e a sociedade como um todo nos assuntos da juventude.

É preciso ampliar a fiscalização

Novo projeto de lei trata do exercício do poder de fiscalização dos vereadores de Caxias do Sul
Na última segunda-feira (22), Denise protocolou um projeto de Lei que visa garantir aos vereadores de Caxias do Sul livre acesso e poder de fiscalização junto aos órgãos públicos da administração direta e indireta. O projeto inclui ainda fiscalização às empresas privadas prestadoras de serviços públicos, concessionárias, permissionárias e autorizadas, organizações sociais, serviços sociais autônomos e entidades que mantêm vínculo jurídico com o Poder Público Municipal.
Denise justifica que hoje é crescente o número de empresas e outras entidades de direito privado que prestam serviços à Administração Pública. No entanto, segundo ela, essas organizações não estão submetidas às regras de gestão que valem para a administração pública, como por exemplo, a realização de licitações para compra de materiais e contratação de serviços.
Para a vereadora, o projeto auxilia no controle dos gastos públicos. "A atividade do vereador inclui a fiscalização e o controle do Poder Executivo. Esse projeto mostra a necessidade de criarmos mecanismos eficazes de fiscalização das organizações que percebem recursos públicos do Município", afirma.